quarta-feira, setembro 07, 2005

How would you describe the general state of mind of your country?

R: Bored...

Num tempo que cheira a Setembro, arrasto-me neste trabalho pelo 3.º ano consecutivo. A coisa não vai mal, o lugar ao lado da bruta janela do último andar já é meu e ainda... esta sensação de muito mais emoções e cenários me esperarem por este planeta fora. Às vezes queria dizer aos meus chefes: “Não tenho tempo! Não percebe que não tenho tempo? Que vou eu contar aos meus netos quando quiseram saber o que fiz? Que a parede da minha sala sempre foi branca?! Não posso!”

Ninguém deseja revoluções só por desejar, mas tenho para mim que esta herança de país conquistado que nos deixaram é doentia de monótona! A democracia é um dado adquirido que nenhum jovem valoriza, pela qual ninguém luta (e já há algum tempo parece-me que quase desprezam), o parlamento funciona sem golpes de estado, sem pancadaria, aliás... sem deputados presentes... Não temos manifestações contra penas de morte ou coisas chocantes. Aliás, cada manifestação que por aqui passa irrita-me pelo sorriso tranquilo e satisfeito (de gazeta!) dos contestatários.

Não há novidade no facto de nos encontrarmos num país descontente. Mas nunca vi um descontentamento tão passivo quanto o nosso! Perguntar-me-ão “e o que sugeres?”. Perguntam bem, não faço a mínima ideia... Talvez uma daquelas perseguições à americana com dezenas de carros de polícia e helicópteros para fazer o directo. Que tal uma carta verde para a destruição em massa de todos os parquímetros sitos em Lisboa? Estou por tudo... Se me dissessem que era agora que o céu nos caía em cima da cabeça dava-me um friozinho de excitação no estômago.

A sério não é uma questão de não me apetecer trabalhar... é mesmo a vontade de fazer uma coisa diferente todos os dias - ser taxista, ser bombeira, participar numa rusga da PJ, ser DJ, ser jardineira, pilotar um avião, jogadora profissional de basket, condutora dos “follow-me” dos aeroportos... Qualquer coisa!

Quero a chave, a chave de saída deste cenário repetitivo...

2 Comments:

Filipe Feio said...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
What's in a name? said...

Só porque pediste com jeitinho (e só agora porque não sabia apagar comentários...) ;-)